Blog News and politics Oficina de Tradução Tradução Translation

Com Aplicativo, Trabalhadores Viram Seguidores do Dinheiro

Um aplicativo para smartphone que permite aos usuários compartilhar informações de salário está provando ser um sucesso entre os pretendentes a “peneirador de emprego”.

JobMoney
JobMoney foi lançado em maio no WeChat, serviço de troca de mensagem e voz para celular da Tencent, onde, até agora, arrebanhou mais de 1,2 milhão de seguidores.
Um app para aparelhos Andróides teve sequência e é visto quase 90 mil vezes por dia, segundo seu desenvolvedor Guangzhou Hangye Software.
Os usuários podem publicar seus salários mensais e informações de empregadores, assim como fazer pesquisa de renda ao se digitar o nome de uma empresa.
“A maioria dos usários é de renda média e baixa, incluindo trabalhadores imigrantes”, diz Ou Qisheng, gerente de operações. “Eles estão mais dispostos a compartilhar informações sobre seus salários do que pessoas com uma renda maior.”

JobMoney 3
A ideia para o app foi inspirada por um dos membros de sua equipe, o qual perdera uma oprtunidade de trabalho ao ter feito uma proposta muito alta durante uma entrevista.
“Queríamos criar um guia útil para quem procura emprego,” disse Ou, acrescentando que um aplicativo para a Apple iOS está a caminho.
De acordo com pesquisa elaborada pelo site de recrutamento Zhaopin, publicada em setembro, 20.8 por cento dos chineses empregados em escritórios trocaram de trabalho este ano, e 30 por cento estão na expectativa.
Dong Jing, uma editora de Web em Pequim, registrou-se no JobMoney em maio, o que lhe forneceu informações de diversas empresas anteriores.
“Comecei a usar o app apenas por diversão. É interessante ver os salários de outras pessoas, que geralmente são privados,” disse ela. “Eu o confiro com regularidade e espero que seja útil quando precisar trocar de emprego.”

Jobmoney4
Embora as pessoas insinuem que o aplicativo possa encorajar os trabalhadores a mudar de serviço com mais frequência, os especialistas laborais discordam.
“O aplicativo não vai levar a troca de empregos por conta de melhores salários, posto que não é a única preocupação de um trabalhador,” diz Zhang Zhenning, consultor sênior da China-HR Talent Research Center. “As pessoas levam em consideração os benefícios, o ambiente de trabalho e o relacionamento com os colegas.”
Liu Yiwei, que trabalha para um departamento governamental de ajuda a jovens trabalhadores migrantes a encontrar emprego em Xangai, afirmou que o app deveria ser usado mais como passatempo que como um instrumento sério de busca de trabalho.
É uma ideia interessante, porém não confiável, posto que os salários são publicados por empregados, não por empregadores,” diz ela, acrescentando que trabalhores vêm compartilhando e discutindo essas informações há anos em fóruns da internet.

Fonte: China Daily

Admirador da cultura chinesa, tenho me esforçado para desmistificar e diminuir as distâncias entre esses dois países promissores perante o atual cenário econômico mundial: Brasil e China. Estudo mandarim desde 1997. Autodidata, acredito que não existam atalhos para o conhecimento. Não obstante, o exercício da aprendizagem, em si, e a perseverança encurtam caminhos, aumentam a concentração e tornam o percurso como o de um passeio matinal ensolarado. Além de atuar como tradutor-intérprete, sou consultor e intermedio negócios na área de importação-exportação.

0 comentário em “Com Aplicativo, Trabalhadores Viram Seguidores do Dinheiro

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: