杠杆原理的发现
A Descoberta do Princípio da Alavanca

principio da alavanca

用一个木棍就能撬动地球,这可能吗?早在两千多年前,古希腊著名的科学家阿基米德就曾经提出这个伟大的设想,他说给他一个支点,他就可以撬动整个地球。这可不是阿基米德信口开河,而是建立在他发现的杠杆原理的基础之上的。
Seria possível erguer a Terra com um pedaço de madeira? Há dois mil anos, na Antiga Grécia, o famoso cientista Arquimedes já levantara essa grande ideia experimental. Ele disse que lhe dessem um ponto de apoio, ele poderia erguer o planeta inteiro. Não se trata de uma afirmação dita da boca para fora, mas fundamentada nos básicos princípios da alavanca.

小奴隶撬动大石头
O escravo que erguia grandes pedras

在古希腊时期,人们已经懂得使用杠杆来改变物体的方向,或者用来省力气,但是却没有人知道其中的道理。有些人甚至认为这是“魔性”。但是阿基米德却不这么认为,他决心要弄清真相。
Na Grécia Antiga, as pessoas já sabiam como usar a alavanca para mudar objetos de direção ou para poupar energia física. No entanto, não havia ninguém que soubesse a razão. Havia gente que até acreditava ser “magia”. Mas Arquimedes não pensava dessa maneira e estava decidido a ilucidar a verdade.

有一天早上,阿基米德看到一个瘦小的奴隶用一根短木棍去撬一块大石头。可是大石头太重了,小奴隶使了好大的劲,大石头只是稍稍动了。阿基米德非常好奇:为什么长木棍可以撬动石头,而段木棍就不可以呢?
Um dia de manhã, Arquimedes viu um escravo magrinho lançar mão de pedaço curto de madeira para deslocar para cima uma pedra grande. Porém a pedra era muito pesada, exigindo demasiada força do escravo para que a grande pedra se movesse somente um pouco. Arquimedes ficou extremamente curioso. Por que pedaços de madeira grandes erguiam pedras grandes ao passo que pedaços pequenos não?

于是,阿基米德进行了反复的观察和实验。他找来了不同长度的木棍,去撬同一块石头。他发现所用的力气并不相同。木棍越长,所用的力气就小一些。此后,阿基米德通过计算,终于发现了杠杆原理:杠杆的长度与所施作用力成反比。杠杆越长,用力就越小;反之,杠杆越短,用力就越大。阿基米德根据杠杆原理推断,只要有足够长的杠杆,就能撬动足够重的物体。因此他曾经说过,只要给他一个支点,他就可以撬动地球。

Então, Arquimedes continuo repetidamente a observar e fazer experimentos. Ele procurou pedaços de madeiras, com diferentes comprimentos, para erguer pedras. Ele descobriu que o emprego de forças não era idênticos. Quanto mais comprida a madeira, o emprego de força era menor. Após isso, Arquimedes passou para os cálculos, finalmente descobrindo o princípio da alavanca: o comprimento da alavanca e a força empregada que será empregada são opostos. Quanto mais comprida a alavanca, menor a força; em contra partida, quanto menor a alavanca, maior a força. De acordo com o princípio da alavanca, Arquimedes deduziu, basta ter uma alavanca comprida o suficiente que é possível para erguer objetos pesados. Então, ele proferiu: “deem-me um ponto de apoio e eu levantarei o mundo”.

杠杆原理的应用
O emprego do princípio da alavanca

在古代,人们已经能够很熟练地运用杠杆原理来做很多事情。埃及人利用杠杆把巨大的石块向上运送,建造了举世闻名的金子塔;码头上的搬运工人也在船上架设干杠杆,这样装卸货物时就比较轻松;人们从井里取水时时,用吊杆就方便多了。现在,杠杆被广泛应用在建筑工程、造船工程、石油开采、冶金工程、水利工程、工具制造等各个领域。比如,在建筑工程中,人们用来搬运大型重物的吊车,就是运用杠杆原理设计出来的。
Na antiguidade, as pessoas já eram habilmente capazes, empregando o princípio da alavanca, de executar diversas tarefas. Os egipícios utilizaram a alavanca para transportar enormes rochas para construir as mundialmente conhecidas pirâmides; nos portos, os estivadores empregavam a alavanca nos navios, desta maneira facilitava o carregamento de mercadorias; quando se retirava água do poço, utilizava-se um trapézio e tudo ficava mais conveniente. Atualmente,  a alavanca é empregada em vários campos da construção, engenharia naval, escavação de petróleo, engenharia naval, engenharia hidráulica, fabricação de ferramentas e diversas outras áreas. Por exemplo, na construção civil, desenhados com a empregabilidade do princípio da alavanca, guindastes transportam  objetos grandes e pesados.

Fonte: 世界100伟大发明发现 (As Cem Maiores Invenções e Descobertas do Mundo)

Admirador da cultura chinesa, tenho me esforçado para desmistificar e diminuir as distâncias entre esses dois países promissores perante o atual cenário econômico mundial: Brasil e China. Estudo mandarim desde 1997. Autodidata, acredito que não existam atalhos para o conhecimento. Não obstante, o exercício da aprendizagem, em si, e a perseverança encurtam caminhos, aumentam a concentração e tornam o percurso como o de um passeio matinal ensolarado. Além de atuar como tradutor-intérprete, sou consultor e intermedio negócios na área de importação-exportação.

0 comentário em “A Descoberta do Princípio da Alavanca

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: