Chinês - Ideogramas

6. 王 (wáng) – rei

 王
Essa interpretação consta do livro Analysis Of Chinese Characteres – vide o tópico Livros e Livrarias. Havia lido-a muitos anos atrás e outro dia refresquei a memória, quando estive no Centro Cultural.

O traço horizontal no topo do ideograma (wáng) repreenta o número um, o céu, o criativo, a força yang. Na base estaria o quarto traço (conforme a ordem de escrita), formando o número dois, a terra, o receptivo, a força yin. Entre esses dois principais traços, encontra-se o número três que representa a humanidade. Unir a terra e a humanidade ao céu é a função do único traço na vertical. Portanto, cabei ao rei essa força centralizadora. Luís XV encarnou bem essa idéia: "L´État c´est moi".

Admirador da cultura chinesa, tenho me esforçado para desmistificar e diminuir as distâncias entre esses dois países promissores perante o atual cenário econômico mundial: Brasil e China. Estudo mandarim desde 1997. Autodidata, acredito que não existam atalhos para o conhecimento. Não obstante, o exercício da aprendizagem, em si, e a perseverança encurtam caminhos, aumentam a concentração e tornam o percurso como o de um passeio matinal ensolarado. Além de atuar como tradutor-intérprete, sou consultor e intermedio negócios na área de importação-exportação.

0 comentário em “6. 王 (wáng) – rei

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: