Chinês - Ideogramas

4. 小心 (xiǎo xīn) – cuidado

 小心
小心 (xiǎo xīn) é uma das minhas palavras favoritas. xiǎo quer dizer “pequeno” e xīn, “coração". Ou seja, é preciso ter “pequeno coração” ao se fazer as coisas, prestar atenção nos mínimos detalhes, amiudar-se (tornar-se simples) para não incorrer em erros ou falhas. É por isso que os sábios anulam o ego – grande empecilho para chegar-se às coisas pequenas, simples, da vida. Então, “pequeno coração” com toda e qualquer tarefa que vocês forem executar.
 P.S.: A modéstia é literalmente praticada e admirada pelos chineses. Ao aprensentar algo para alguém, eles sempre costumam "dimunir-se", humildemente. Jante na casa de um chinês e vocês notarão como a esposa do anfitrião fala "mal" de sua própria comida. Nunca concorde com ela!!! Um exemplo disso pode ser visto no belíssimo filme O Clube da Felicidade e da Alegria.

Admirador da cultura chinesa, tenho me esforçado para desmistificar e diminuir as distâncias entre esses dois países promissores perante o atual cenário econômico mundial: Brasil e China. Estudo mandarim desde 1997. Autodidata, acredito que não existam atalhos para o conhecimento. Não obstante, o exercício da aprendizagem, em si, e a perseverança encurtam caminhos, aumentam a concentração e tornam o percurso como o de um passeio matinal ensolarado. Além de atuar como tradutor-intérprete, sou consultor e intermedio negócios na área de importação-exportação.

0 comentário em “4. 小心 (xiǎo xīn) – cuidado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: