Chinês - Ideogramas

2. 彗+心=慧 (huì) – inteligente

彗+心=慧
 É interessante como os chineses empregam o ideograma coração (心 – xīn) para formar diversas palavras. (huì) é uma delas.
(huì) – inteligente; brilhante – é composta por duas palavras: (huì) e (xīn), "vasoura" ou "varrer" e "coração", respectivamente. Então, aqueles que mantém o corção limpo são pessoas inteligentes. Desconheço o real significado etimológico de huì, mas manter o coração limpo seria um muito bom.

* Segundo o dicionário online da Kingsoft (http://cb.kingsoft.com/search?s=%E5%BD%97&lang=utf-8&t=word), (huì) é apenas uma partícula utilizada para ser a pronúncia da palavra e já contém a idéia de 聪慧的 (cōng huì de), inteligente.

Admirador da cultura chinesa, tenho me esforçado para desmistificar e diminuir as distâncias entre esses dois países promissores perante o atual cenário econômico mundial: Brasil e China. Estudo mandarim desde 1997. Autodidata, acredito que não existam atalhos para o conhecimento. Não obstante, o exercício da aprendizagem, em si, e a perseverança encurtam caminhos, aumentam a concentração e tornam o percurso como o de um passeio matinal ensolarado. Além de atuar como tradutor-intérprete, sou consultor e intermedio negócios na área de importação-exportação.

2 comentários em “2. 彗+心=慧 (huì) – inteligente

  1. Nihao! Sabe que estava pensando em escrever sobre essa logica oriental de formar as palavras…? Só me falta conhecimento para faze-lo. Hehe
    Genial essa definiçao ou junção. Adoro entender ( ou melhor: tentar entender) a logica das palavras chinesas. Será que um dia vou conseguir aprender isso? Bj

    • Christine, você pode inventar uma lógica própria e usá-la apenas como mecanismo mnemônico para se lembrar do significado de cada ideograma.
      Agora, a parte mais difícil é enfrentar as pedras que vão lhe atirar os conservadores de plantão.

      Bj!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: