Chinês - Ideogramas Chino - Ideogramas Learning Chinese Material Tradução

13. 木+目 e 亻+言 = 相信 – Crer, Acreditar

木+目 e 亻+言 = 相信

Demorei para entender esse ideograma, mas depois de consultar um dicionário chinês-chinês, comprendi a presença do radical 木 (mu4) – madeira/árvore – na palavra 相信 xiang1xin4). Além do radical 木, há também 目 (mu4), que significa olho. Os dois juntos formam o caractere 相, o qual pode ser um verbo (ver e analizar) ou um substantivo (aparência). O radical madeira/árvore (木) seria apenas uma imagem representativa, um modelo que o olho (目) humano utiliza para analisar a realidade. A madeira/árvore seria uma referência à realidade, ao mundo material. É interessante notar que a raiz latina da palavra madeira é a mesma da matéria (materìa,ae), que, por sua vez, encontra semelhança com o vocábulo mãe (máter,tris), o que faz com ambos compartilhem do mesmo conceito: a semente que se desenvolve dentro do ventre. No caso da madeira, dentro do ventre da terra.

Portanto, a idéia de 相信 (xiang1xin4) seria crer no que alguém diz através da realidade, ou seja, é preciso comparar o que se fala (亻+言 – persona + palavra/falar, dizercom o que se faz para que se possa acreditar nas palavras dessa pessoa. A diferença entre 相信 e 信心, crer e fé/ter fé concentra-se na dicotomia matéria/espírito. Como disse São Tomé: “só acredito vendo”.

Admirador da cultura chinesa, tenho me esforçado para desmistificar e diminuir as distâncias entre esses dois países promissores perante o atual cenário econômico mundial: Brasil e China. Estudo mandarim desde 1997. Autodidata, acredito que não existam atalhos para o conhecimento. Não obstante, o exercício da aprendizagem, em si, e a perseverança encurtam caminhos, aumentam a concentração e tornam o percurso como o de um passeio matinal ensolarado. Além de atuar como tradutor-intérprete, sou consultor e intermedio negócios na área de importação-exportação.

0 comentário em “13. 木+目 e 亻+言 = 相信 – Crer, Acreditar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: