Chinês - Ideogramas

1. 漢字/汉字 (hànzì) – Ideogramas

漢字/汉字

Etimologicamente, ideograma significa “símbolo gráfico que representa diretamente uma ideia”. Esta é uma das quatro categorias em que se divide a concepção do caractere chinês:
1a.  Pictogramas 象形– consistem na representação gráfica da realidade, ou seja, a palavra é uma imagem do objeto que representa: 水[shui] agua,火[huo] fogo,山 [shan] montanha, 日[ri] sol/dia, 月[yue] lua.
2a. Ideogramas 指事 – são os que representam um conceito apenas:上,下, 本
3a. Ideogramas compostos 会意 – são formados pela junção de dois ou mais caracteres simples: 休息
4a. Empréstimos Fonéticos 假借 
5a. Semânticos fonéticos 形声 – são caracteres compostos, sendo um deles utilizados para representar a pronúncia e o outro, a idéia.
6a. Cognatos Derivativos 转注



Admirador da cultura chinesa, tenho me esforçado para desmistificar e diminuir as distâncias entre esses dois países promissores perante o atual cenário econômico mundial: Brasil e China. Estudo mandarim desde 1997. Autodidata, acredito que não existam atalhos para o conhecimento. Não obstante, o exercício da aprendizagem, em si, e a perseverança encurtam caminhos, aumentam a concentração e tornam o percurso como o de um passeio matinal ensolarado. Além de atuar como tradutor-intérprete, sou consultor e intermedio negócios na área de importação-exportação.

0 comentário em “1. 漢字/汉字 (hànzì) – Ideogramas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: